Como evitar cair em Fake News nessas eleições?

A internet trouxe inúmeros benefícios para a nossa rotina, mas nem tudo são flores quando se trata da rede. Junto com diversas facilidades, veio também um dos maiores problemas da comunicação hoje em dia; as fake news. Como você já deve saber, muitos candidatos a cargos políticos se utilizam dessa ferramenta para atacar outros candidatos e se promover.

Então, como seria possível evitar cair em Fake News durante essa eleição? Para auxiliar você, eleitor brasileiro, preparamos algumas dias exclusivas.

As eleições estão chegando ai e prova disso é muitos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro já começaram as suas campanhas e estão aos poucos se mostrando para o público.

Mas o problema é que as fake news estão em evidência e o eleitor que não quer cair nessa farsa, precisa estar atento a alguns pontos muitos importantes. Vamos conhecê-los?

Siga os candidatos de seu interesse nas redes sociais

Bem, esta não é uma medida definitiva para solucionar o problema das notícias falsas, mas pode ser uma arma a favor do eleitor, uma vez que através das redes sociais você pode conhecer um pouco melhor o seu candidato, verificar as retaliações a possíveis acusações, assim como conferir a opinião das pessoas nos comentários de seus posts políticos.

Os candidatos a prefeito de São Paulo  já estão disponibilizando suas redes sociais para contato com o público!

Busque o histórico dos candidatos

Quando falamos de “histórico dos candidatos”, é importante enfatizar que não estamos falando de sites de fofoca e nem de opinião pública. Busque fontes confiáveis, se possível, notícias de jornais e entrevistas nas quais o próprio candidato aparece falando. E não se esqueça de assistir entrevistas completas e não somente aqueles partes polêmicas que aparecem no twitter.

Antes de postar, pesquise

Um outro problema da internet é gerado pela difusão rápida da informação e você pode ajudar a não disseminar essa ideia. Isso é possível quando antes de fazer uma publicação, você pesquisa sobre o assunto e garante a difusão de informações verdadeiras.

Esteja atento aos fakes

Você sabia que existem empresas de propaganda que trabalham com perfis fakes para disseminar mentiras sobre os candidatos da oposição, assim como para apoiar os candidatos que contratam os serviços? Por isso, é interessante estar atento aos perfis mais suspeitos da rede. Se muitos perfis suspeitos estão comentando nas postagens dos candidatos com palavras de ódio a oposição ou fanatismo, pode ser fake!